Membros da Diretoria Executiva da AFPESP e autoridades buscam soluções para readequar as fontes Pompeia I e II, localizadas dentro dos limites da propriedade que abriga a Unidade de lazer AFPESP Socorro
Por Andréa Ascenção
Nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o presidente da AFPESP, Artur Marques da Silva Filho, recebeu a visita do prefeito da Estância de Socorro, Ricardo Lopes, e do vice-prefeito, Henrique César, para tratar pendências que levaram à interdição das fontes Pompeia I e II, localizadas dentro dos limites da propriedade que abriga a Unidade de lazer AFPESP Socorro.
Apesar de a AFPESP possuir, desde 1957, autorização da Agência nacional de Mineração (ANM) para a exploração de recursos hídricos presentes nos fontanários, técnicos da ANM que visitaram a unidade, no dia 14 de dezembro de 2021, constataram a necessidade de efetuar readequações nas duas fontes. Isso acontece porque ao longo das décadas, com o avanço de estudos e tecnologias, as legislações e normas que regem a utilização da água superficial e subterrânea passaram por atualizações que precisam ser aplicadas às fontes Pompeia I e II. Por isso, no dia 10 de janeiro de 2022, os fontanários foram interditados pela agência.
“A AFPESP é uma empresa parceira do meio ambiente e tem um compromisso com a gestão responsável e eficiente de recursos naturais. Embora as fontes estejam localizadas nas dependências da nossa unidade de lazer em Socorro, toda a água destinada ao abastecimento desta unidade é advinda única e exclusivamente de poço artesiano; além disso, sempre permitimos o livre acesso da população às fontes. Por essa razão, estamos buscando uma solução conjunta, entre o município e a AFPESP, que atenda aos interesses associativos e dos moradores de Socorro e turistas”, afirmou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Feres Sabino (coordenador da Secretaria Geral da AFPESP), Henrique César (vice-prefeito de Socorro), Ricardo Lopes (prefeito de Socorro), Artur Marques (presidente da AFPESP), Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente da AFPESP), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP), Helcio Giorgi Filho (gerente jurídico da AFPESP). Foto: Elisa Izumi Torres
A reunião também contou com a participação de outros membros da Diretoria Executiva da AFPESP: o 1º vice-presidente, Antonio Luiz Pires Neto, e a 2ª vice-presidente, Rosy Maria de Oliveira; além do gerente jurídico da associação, Helcio Giorgi Filho, e do coordenador da Secretaria Geral da AFPESP, Feres Sabino, incumbido de dar andamento ao tratamento jurídico relacionado às fontes.
Durante a visita, o prefeito de Socorro reiterou: “Eu e o vice-prefeito agradecemos muito a receptividade do doutor Artur e de toda a diretoria e temos a certeza de que vamos conseguir chegar ao êxito. Os nossos munícipes e turistas poderão novamente utilizar essas fontes”.
Veja abaixo como foi a visita: