Membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e conselheiros vitalícios foram empossados neste domingo (12)
Por Leandro Silva
Os seis membros da Diretoria Executiva e os cinco do Conselho Fiscal, cujo mandato compreende o triênio 2025-2027, além de 25 integrantes do Conselho Deliberativo, para o sexênio 2025-2030, e duas conselheiras vitalícias tomaram posse de seus cargos neste domingo (12), em sessão administrativa na Sede Social.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, com apoio das demais componentes da Mesa Diretora: Ester Mirian Belo Rodrigues, vice-presidente; Zilda Maria Mendes Falqueto, 1ª secretária; e Tânia Regina Gonsales Jannuzzi, 2ª secretária.
Conselho Deliberativo – Mandato 12/1/2025 a 11/1/2031
A sessão administrativa teve início com a renovação parcial do Conselho Deliberativo. Ao todo, 25 conselheiros eleitos no pleito realizado em 7 de dezembro do ano passado foram empossados. São eles:
> Ana Maria Pereira Amaral;
> Claudia Krähenbühl Leitão;
> Edson Toshio Kubo;
> Gilvana Aparecida Stakfllett Nascimento de Lima;
> Haydée Santos Galvão Mello;
> Inêz Maia Melchiades Gomes;
> Letícia Jobert Andrade de Melo;
> Luis Gustavo da Silva Pires;
> Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello;
> Maria Edna Silva Roza;
> Maria Lucia Morrone;
> Mário Miyahara;
> Marisa Helena Dolce de Faria;
> Marisol Nieto Diaz;
> Regina Helena Lourenço Sales;
> Renata Grilli;
> Rosangela Alvim Dias dos Santos;
> Rosely Duarte Corrêa;
> Rosemari Braga do Rosário;
> Silvia Lin Mei Tchun;
> Sonia Maria Auricchio;
> Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo;
> Tânia Regina Gonsales Jannuzzi;
> Valeria Muntoni;
> Zilda Maria Mendes Falqueto.
Cada um recebeu o certificado e a carteira de identificação como conselheiro, assinou o termo de posse e firmou o compromisso de exercer o cargo com probidade, ética, lealdade e de acordo com a Constituição Federal, as leis do país, o Estatuto Social da AFPESP e os regimentos de seus órgãos diretivos.
“Aos conselheiros reeleitos e aos que estão aqui pela primeira vez, desejo boas-vindas e acolhimento. Que possamos escrever neste mandato uma história de realizações que atendam aos anseios de nossos associados para manter ou melhorar o conhecido bom conceito da AFPESP. Ressalto que tudo o que fazemos tem como base nosso Estatuto; devemos a ele respeito máximo. Encerro mencionando Gálatas [9º Livro do Novo Testamento da Bíblia]: Fomos chamados para sermos livres, mas que esta liberdade não se torne desculpas para instintos egoístas. Pelo contrário, que ajudemos uns aos outros.”
Zilda Maria Mendes Falqueto, 1ª secretária da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e uma das conselheiras empossadas.
Conselheiras vitalícias
Após completarem 18 anos ininterruptos de mandatos eletivos no Conselho Deliberativo, no Conselho Fiscal ou na Diretoria Executiva e suas coordenadorias, ou 20 anos alternados, o Estatuto Social da AFPESP prevê a condição de vitaliciedade para conselheiros. Neste domingo, foram empossadas:
> Arlete Gomes Donato Torres;
> Elisabeth Massuno.
Ambas leram o termo de renovação e compromisso.
“Olhando este auditório, eu e Arlete nos lembramos de quando, há 18 anos, proferimos o juramento de exercer com probidade, lealdade e ética o cargo de conselheiras. E hoje renovamos como vitalícias. Mas para a vitaliciedade somos gratas aos que nos cercaram. Tivemos o privilégio de conviver com a primeira mulher a tomar posse no Conselho Deliberativo, Odete Martins, que abriu caminho para nós. Hoje, fecha-se um ciclo e abre-se outro. Continuaremos realizando projetos em prol da AFPESP.”
Elisabeth Massuno, conselheira vitalícia.
Conselho Fiscal – Mandato 12/1/2025 a 11/1/2028
Na sequência, os cinco membros do Conselho Fiscal, eleitos em 28 de novembro de 2024, foram empossados, igualmente com assinatura do termo de posse, certificado e leitura do compromisso.
> Dalmar Cassapula;
> Alexandre de Sá Santana;
> Gloria Della Monica Trevisan;
> Manoel do Nascimento Veríssimo;
> William Marinho de Faria.
“O apreço não tem preço, como diz Aldir Blanc na canção ‘Amigo É Pra Essas Coisas’. Houve apreço nos votos dos que nos elegeram. Por isso, em nome dos eleitos e reeleitos, venho agradecer aos que nos gratificaram com sua confiança, equidade e transparência. Encorajados em demonstrar o quão honrados estamos com cada voto, prometemos priorizar o trabalho vigilante para o bom desempenho econômico da AFPESP, em nome dos associados.”
William Marinho de Faria, atual presidente do Conselho Fiscal e reeleito membro do órgão.
Diretoria Executiva - Mandato 12/1/2025 a 11/1/2028
Por fim, na mesma sessão administrativa foram empossados os seis membros da Diretoria Executiva, também eleitos em 28 de novembro do ano passado. Eles assinaram o termo de posse, receberam certificado e firmaram o compromisso de exercer os cargos de acordo com as diretrizes da associação.
> Artur Marques da Silva Filho - Presidente;
> Antonio Luiz Pires Neto - 1º Vice-presidente;
> Edison Moura de Oliveira - 2º Vice-presidente;
> Lizabete Machado Ballesteros - Diretora econômico-financeira;
> Adherbal Silva Pompeo - 1º Tesoureiro;
> Fátima Aparecida Carneiro - 2ª Tesoureira.
“Neste limiar de um novo ano, recebo com humildade uma nova investidura, juntamente com meus parceiros de diretoria. Aos que não mais a compõem, mas estiveram conosco no triênio que se findou, registro meu agradecimento, com destaque especial para a 2ª vice-presidente, Rosy Maria de Oliveira. Foram três anos de intenso trabalho. Não descuidamos de nenhum assunto de interesse associativo e tivemos uma agenda propositiva, incluindo nosso idealismo pela qualidade do serviço público. Nossa perspectiva para o triênio que se abre é, naturalmente, concluir as reformas que iniciamos, assim como adaptar ao padrão AFPESP os imóveis adquiridos em São Pedro, Dois Córregos, Poços de Caldas II e Clube Vinhedo, sempre com olhar atento para novas aquisições, de modo a multiplicar as vagas em unidades de lazer.”
Artur Marques, reeleito ao cargo de presidente da Diretoria Executiva.
O presidente da Diretoria Executiva aproveitou o momento e propôs uma reflexão pela defesa do funcionalismo, que será mantida neste segundo mandato.
“Trata-se do expansivo neoliberalismo, que faz do servidor público bode expiatório, com a finalidade disfarçada de substitui-lo por servidores terceirizados e entregar o patrimônio público à privatização. Seguiremos atuando pela dignidade dos servidores e dos cidadãos, sob o valor ético-jurídico do Estado Democrático de Direito, cujos princípios destacam a cidadania e a dignidade da pessoa humana. A AFPESP será sempre uma ponte de união entre os servidores e o serviço público de qualidade.”
A sessão administrativa foi encerrada pelo presidente do Conselho Deliberativo, que desejou excelente trabalho e profícua gestão aos membros empossados ou reempossados por expressiva e consagradora votação.
“Somos unidos pelo mesmo ideal, o engrandecimento de nossa entidade. Os senhores trarão renovado entusiasmo e novas ideias, tão necessários nos tempos difíceis em que o serviço público tem sido desqualificado. Temos que nos manter atentos e vigilantes, pois nosso primeiro Estatuto, datado de 1931, tinha como fim primeiro defender o interesse dos funcionários públicos. Lembro ainda que o Conselho Deliberativo deve repercutir sempre os anseios de nossos associados, que nos elegeram e esperam de nós trabalho incessante pelo crescimento da associação. Destaco um lema que adaptei a partir de uma célebre frase de John F. Kennedy, em seu discurso de posse como presidente dos Estados Unidos: não pergunte o que a AFPESP pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pela AFPESP.”
Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo.