Evento que celebra mais de 50 anos de associativismo foi realizado no centro-oeste paulista com membros da diretoria, conselheiros e autoridades
Por Redação
O dia 2 de agosto de 2024 ficou marcado na memória de associados da AFPESP residentes em Bauru e região. Aqueles que completaram 50 e 60 anos de permanência no quadro associativo nos últimos três anos foram homenageados em uma solenidade no buffet Comissaria. Cada um deles recebeu um bóton comemorativo.
Servidores aposentados de diversas áreas do funcionalismo se emocionaram ao serem reconhecidos publicamente por membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e autoridades, tanto pelo tempo de fidelidade à associação quanto pelos serviços prestados à sociedade.
Foi o caso do associado Francisco Ferraz Martins, que, aos 93 anos, fez questão de comparecer ao evento. Dentista escolar aposentado, ele, que tem mobilidade reduzida, contou com apoio da família para a homenagem pelos 51 anos de associativismo.
“Inicialmente, achei que meu pai não viria, porque ele tem saído pouco de casa, por causa da dificuldade de locomoção. Mas ele ficou extremamente feliz com o convite e quis muito estar presente. Acho que é uma realização, sabe? Há tempos não participava de uma cerimônia tão especial”, afirmou a filha Elisa Martins.
O presidente da AFPESP, Artur Marques, lembrou que as emoções dos associados refletem a sensibilidade que deu origem ao evento.
“Foi proposta da conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená, também autora do hino da entidade, cuja letra conta a nossa trajetória. E há um aspecto interessante, quando diz que a associação é ponto de união, porque é exatamente isso. Nós congregamos. Fico feliz ao ver que as pessoas acreditam na associação e demonstram essa confiança a todo momento, como percebemos aqui.”
Maria Stela Barros Misiara, que completou 62 anos no quadro associativo, estava orgulhosa da carreira como chefe de seção na Secretaria da Educação, onde se aposentou, e de pertencer à entidade.
“Homenagem significativa, agradável e justa. Além do reconhecimento pelo trabalho, valoriza a relação com a AFPESP. Sempre frequentei a regional, principalmente pela hidroginástica, e só tenho a agradecer. Iniciei a carreira em São Paulo, depois me transferi para Bauru, e foi ótimo poder contar com a associação independentemente do lugar.”
O reencontro de colegas e amigos foi outra característica marcante, sobretudo para aqueles que mantêm laços perenes com Bauru. O presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, destacou a alegria de realizar o evento na cidade, à qual chegou em 1980.
“Aqui eu criei os meus filhos, fui professor da Instituição Toledo de Ensino e, até hoje, mantenho vínculo como eleitor. Mas quero dizer que a associação vem sempre crescendo. E graças a quem? Aos senhores e às senhoras que, com 50 anos ou mais de fidelidade, são responsáveis pela grandeza da nossa entidade.”
Com sólida carreira na área Jurídica, o presidente do Conselho Deliberativo ainda teve a felicidade de homenagear um amigo, o associado Paulo Gervasio Tambara, que recordou com carinho os velhos tempos.
“Ingressei na associação ao ser nomeado advogado do Estado, em Marília, época em que trabalhei na Divisão Regional da Fazenda. Depois, houve unificação como Procuradoria, o que me trouxe a Bauru, onde instalei a regional e a chefiei até minha aposentadoria. Hoje, sinto-me honrado por celebrar 51 anos de AFPESP, e com a alegria de reencontrar meu querido amigo Cassio. Nos conhecemos quando ele assumiu o cargo de promotor do Júri, nos anos 80. Também lecionamos na Instituição Toledo de Ensino. E temos mais coisas em comum: nossas esposas são professoras. Então, esse reencontro é uma satisfação imensa.”
O presidente do Conselho Fiscal, William Marinho de Faria, aproveitou para reforçar o patrimônio da AFPESP.
“Tenho acesso a números que mostram a força da nossa associação, inclusive nesta cidade. Em 2021, tínhamos aqui 7.121 associados; em 2022, aumentamos para 7.286; e, no ano passado, chegamos a 7.748. Esse crescimento reflete investimento na Unidade Regional de Bauru, que oferece diversos serviços.”
Como normalmente ocorre, a infraestrutura da associação foi elogiada. O associado Israel Tenório Gomes Filho, que há 50 anos desfruta dos benefícios, agradeceu a homenagem e a qualidade da AFPESP.
“Só tenho elogios e sempre recomendo. Esse evento mesmo é maravilhoso, porque exalta nosso tempo de casa e nosso trabalho. Sempre quis ser professor, desde criança, e consegui me realizar”, disse o professor de educação física aposentado, que mora em Lins.
A conselheira Camila Rafael Gozzo Bruschi enalteceu o papel dos associados para a longevidade da associação.
“É com grande alegria que vejo esta homenagem acontecer. Tenho muito orgulho de ter nascido aqui e, do mesmo modo, de ser conselheira da AFPESP. Estou honrada por representar a região. Gostaria de reforçar a importância dos homenageados, que são os grandes construtores da entidade. É pelos senhores que nós trabalhamos e estamos aqui. Parabéns e muito obrigada por integrarem nosso quadro associativo há tanto tempo.”
Após receber a homenagem pelos 51 anos como associada, Dinah Torres de Miranda Bottura, supervisora de ensino aposentada, enalteceu a classe dos servidores públicos.
“Nós formamos a malha que sustenta o funcionamento do Estado, nós garantimos a educação, a saúde, a legislação, o transporte, a segurança. Então, nós somos muito importantes. Espero que os serviços públicos melhorem cada vez mais, porque o cidadão brasileiro depende do funcionalismo.”
A solenidade contou ainda com a presença do vereador Wanderley Rodrigues Junior, atual presidente da Câmara Municipal de Bauru. Ele concordou com a tese de que o servidor público é parte principal da engrenagem que faz o Estado funcionar.
“Trago o carinho da prefeitura, assim como a nossa disposição. Devemos nosso sincero agradecimento aos profissionais que servem à população, que ajudam o próximo. Neste evento, vemos a quantidade de servidores capacitados que ajudaram nossa cidade a se desenvolver. Só temos orgulho e gratidão.”
Antes que o evento chegasse ao fim, a esposa e dependente do associado Francisco Ferraz Martins, Irma Rangel Martins, leu duas crônicas autorais. Ela falou de amizade, união e fraternidade, temas que, coincidentemente, reforçam valores cultivados na AFPESP.
Confira todos os homenageados:
60 anos de associativismo
Alice Malini - Julgadora tributária aposentada da Secretaria da Fazenda
Maria Aparecida Santini Toldo – Técnica postal aposentada dos Correios
Maria Stela Barros Misiara – Chefe de seção aposentada da Secretaria da Educação
50 anos de associativismo
Alecia Sinzana de Carvalho Furlan – Diretora de escola aposentada
Antistenes Garcia Menezes – Executivo público aposentado da Divisão Regional de Ensino
Dalberson Antonio Manfrin – Escriturário aposentado do TJSP
Dinah Torres de Miranda Bottura – Supervisora de ensino aposentada
Ercilia Moreti Delafiori – Diretora de escola aposentada
Francisco Ferraz Martins – Dentista escolar aposentado
Israel Tenorio Gomes Filho – Professor de educação física aposentado
Jose Jacob Sant Anna – Engenheiro aposentado da Prefeitura de SP
Leolina Maria C. da Costa Dias – Auditora federal aposentada da Secretaria do Trabalho
Maria da Gloria Minguili – Diretora de escola aposentada
Maria Inês Boldrin – Diretora de escola aposentada
Maria Luiza Salla Muniz – Servidora aposentada da Secretaria da Fazenda
Maria Mercedes Nelli de Barros – Professora aposentada
Maria Tereza Cavassuti de Souza – Diretora de escola aposentada
Marly Vidotti Freitas da Silva – Secretária escolar aposentada
Neide Therezinha Pirágine Foganholo – Professora aposentada
Noemi Serra de Campos Neves – Executiva pública aposentada da antiga Secretaria de Promoção Social
Ossamu Matsuda – Agente fiscal de renda aposentado
Paulo Gervasio Tambara – Procurador aposentado
Regina Celia Baptista Belluzzo – Professora aposentada
Sidnei Jorge Hee – Diretor aposentado do Tribunal de Justiça – Comarca de Bauru
Também participaram da solenidade: Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da Diretoria Executiva); Lizabete Machado Ballesteros (diretora econômico-financeira); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro); Ana Maria Pereira Amaral (coordenadora de Meio Ambiente); Elvira Stippe Bastos (coordenadora Social); Adevilson Custódio (conselheiro vitalício); Ana Maria Villela Alvarez Martinez, Edson Toshio Kubo, Fernando José Zanetto Tamburo, Helena Niskier, José Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Manoel Diniz Junqueira, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Mário Miyahara, Meire Eveli Tamen, Orestes Gir Júnior, Pedro Issamu Tsuruda (conselheiros), Dalmar Cassapula (membro do Conselho Fiscal), Cintia Borges Reolon (supervisora de Eventos/mestre de cerimônias) Marisa Lourenço (supervisora da UR).
Visita à unidade regional
Integrantes das mesas diretoras dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e conselheiros que participaram do evento aproveitaram a oportunidade para visitar a Unidade Regional de Bauru. O espaço conta com instalações modernas que atendem aos associados da cidade e região.