Proposto pela conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená há mais de duas décadas, desta vez tributo aconteceu no Salão Nobre da Sede Social da AFPESP
Por Andréa Ascenção
No dia 18 de junho, associados da AFPESP que residem nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano e completaram 50 ou 60 anos no quadro associativo receberam bótom e cartão comemorativo durante homenagem realizada no Salão Nobre da Sede Social.
“Todos os associados que estão sendo homenageados merecem esse prêmio de gratidão. A associação surge em um determinado momento histórico em que havia um ditador [Getúlio Vargas] no poder e, portanto, uma preocupação de funcionários públicos de São Paulo, que, no dia 5 de novembro de 1931 [data de fundação da AFPESP], se reuniram para fortalecer o associativismo a fim de garantir os direitos dos funcionários públicos e melhorar a qualidade do serviço público. Vocês, associados e associadas, que estão aqui durante todos esses anos conseguiram construir e demonstrar a todos, principalmente àqueles que dirigiram a associação, que ela é forte e depende dos senhores”, discursou Artur Marques, presidente da AFPESP.
Para o presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, os associados que estão no quadro associativo há mais de 50 anos exercem um papel estrutural na história e amplitude da entidade. “No início da década de 1930, os fundadores da AFPESP lançaram os alicerces da nossa instituição, mas as pilastras foram erguidas por essa geração que hoje está sendo homenageada. Mais do que isso, foram as senhoras e os senhores que fixaram as vigas metras da nossa entidade, dando a ela a fortaleza necessária para que, por tantos anos, se mantivesse tão ativa”, articulou Cassio Juvenal Faria.
William Marinho de Faria, presidente do Conselho Fiscal, também reconheceu a importância dos associados que há mais de 5 décadas escolheram a AFPESP para se associarem. “Nós agradecemos essa escolha e tanta fidelidade. Pelo tempo que vocês têm de associativismo, contribuíram enormemente para o aumento do nosso patrimônio e crescimento da nossa associação. Nessa oportunidade faço um convite. Para que a nossa associação continue sendo ponto de união, compareçam nas nossas unidades de lazer e continuem a prestigiá-la, pois a AFPESP precisa continuar a crescer para servir vocês, seus descendentes e àqueles que se sentirem atraídos por esse gesto de amor e carinho que vocês tiveram com a associação”, conclui William Marinho de Faria.
Vale lembrar que o tributo aos associados com 50 anos de AFPESP acontece desde 2002 e foi proposto pela conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená, na época coordenadora de Educação e Cultura na AFPESP.
Dentre os homenageados esteve a professora de ensino fundamental aposentada Yolanda Moraes Araki, que ingressou no serviço público aos 23 anos e na AFPESP aos 36. Ela veio de São Bernardo para participar do evento. “Estou lisonjeada, encantada com tudo, só tenho a agradecer”, disse Yolanda aos 96 anos.
Aposentada, a pesquisadora científica da Secretaria de Agricultura Erna Elisabeth Bach Hi se emocionou ao receber o bótom de 50 anos. “Eu não esperava. Nós, pesquisadores, nunca recebemos nada assim e eu ainda continuo trabalhando na área de bioquímica. A associação sempre foi muito boa para mim, frequentei muito a unidade de lazer de Lindoia com meus filhos”, recordou a associada de Santo André.
Quem também se surpreendeu com o tributo foi a associada Dea Serpa Teixeira Bernardinelli: “Estou muito contente por lembrarem que estou há 50 anos na associação. Gosto muito daqueles chalezinhos na unidade de lazer de Águas de Lindoia, sempre fui muito bem tratada lá. Em Serra Negra e Poços de Caldas também”, contou a secretária do diretor de obras da Prefeitura de São Caetano do Sul.
Já o delegado de polícia Darci Freitas, que integra o quadro associativo desde 1973, lembrou da ocasião em que recebeu um diploma em agradecimento pela contribuição para que a atual Sede Social da AFPESP fosse construída. “Depois, todas as vezes que eu venho aqui eu lembro disso. Quando vou também em uma das unidades de lazer sinto que é minha segunda casa. Não é apenas uma associação. Eu faço parte de tudo isso. Todas as vezes que eu e os meus precisamos da associação fomos bem acolhidos. Fico muito agradecido”, enfatizou o associado que trabalha na Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Santo André.
Veja a lista completa de homenageados:
60 anos de associativismo
Yolanda Moraes Araki
Yolanda Moraes Araki
50 anos de associativismo
Ana Maria Ferreira
Ana Maria Lombardi Latorre
Antonio de Padua de Assis Moura
Celeta Dias Rodrigues
Darci Freitas
Dea Serpa Teixeira Bernardinelli
Edgard Monteiro
Enid Nogueira Guimaraes
Erna Elisabeth Bach Hi
Flavio Souto Casarini
Inez Aparecida Andrade Rioto
Isabel Mateus Pimentel
Lucia Helena Mezzacappa M. de Toledo
Luiz Jose Correa
Maria de Lourdes Alves de Campos
Maria Julia Otaviano Rigo
Maria Rosa Lopes Mei
Maria Tereza Barbosa Valentim
Mozart Teixeira Vasconcellos
Nanci Melo Chedid
Olga Maria Binatto Tambucci
Pedro Teruji Minanidani
Taeco Tanaka Nakano
Vania Lemos de Mello
Waldette Alves da Silva
Ana Maria Ferreira
Ana Maria Lombardi Latorre
Antonio de Padua de Assis Moura
Celeta Dias Rodrigues
Darci Freitas
Dea Serpa Teixeira Bernardinelli
Edgard Monteiro
Enid Nogueira Guimaraes
Erna Elisabeth Bach Hi
Flavio Souto Casarini
Inez Aparecida Andrade Rioto
Isabel Mateus Pimentel
Lucia Helena Mezzacappa M. de Toledo
Luiz Jose Correa
Maria de Lourdes Alves de Campos
Maria Julia Otaviano Rigo
Maria Rosa Lopes Mei
Maria Tereza Barbosa Valentim
Mozart Teixeira Vasconcellos
Nanci Melo Chedid
Olga Maria Binatto Tambucci
Pedro Teruji Minanidani
Taeco Tanaka Nakano
Vania Lemos de Mello
Waldette Alves da Silva
Demais associados convidados que não puderam comparecer ao evento receberão bótom e cartão comemorativo pelos Correios.
Também participaram do tributo, entregando os bótons: Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva da AFPESP); Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente); Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente); Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro); Alvaro Rodrigues Bueno Fernandes (coordenador de Assistência à Saúde); Ana Maria Pereira Amaral (coordenadora de Meio ambiente); Antonio Arnosti (coordenador das Unidades de Lazer); Antonio Bento de Melo (coordenador Obras e Patrimônio); Eduardo Pereira de Quadros Souza (coordenador de Esportes); Elvira Stippe Bastos (coordenadora Social); Rosemari Braga do Rosário (coordenadora de Eventos); Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo); William Marinho de Faria (presidente do Conselho Fiscal); Dalmar Cassapula (membro do Conselho Fiscal); Edna Pedroso de Moraes e Luiz Sérgio Schiachero (conselheiros vitalícios); Fernando José Zanetto Tamburo, Helena Niskier, José Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Mônica Regina Zelli Burato e Silvia Lin Mei Tchun (conselheiros) e Camila Tedeschi Serrano (supervisora da Unidade Regional de São Bernardo do Campo).