Integrantes dos órgãos diretivos da AFPESP entregam bótons comemorativos
Por Andréa Ascenção
“Hoje é um dia muito especial”, disse o associado Jose Maria da Silva. Aposentado há 33 anos, o ex-escrivão de polícia se emocionou quando recebeu o convite para o tributo que reconhece a fidelidade daqueles que integram o quadro associativo da AFPESP há mais de 5 décadas e residem em Sorocaba e proximidades. “Eu nem acreditei na hora que abri o envelope”, recordou Silva.
A solenidade aconteceu no dia 26 de julho, no Espaço Franclei, com entrega de bótons comemorativos de 50 e 60 anos de associativismo.
Silva, que pouco sai de casa, abriu uma exceção, alugou um terno e compareceu ao evento acompanhado pelas filhas Patrícia Aparecida da Silva e Kamila Aparecida da Silva. Na ocasião, revelou como era seu dia a dia enquanto servidor público: “Eu trabalhava em São Paulo e morava em Sorocaba. Trabalhava muito, trabalhava uma noite sim, e três não. Tinha que descansar para poder aguentar 14 horas de serviço. Sábado, domingo e feriado eram 24 horas. A gente não tinha tempo para nada”. Agora, Patrícia pretende levar o pai na Unidade Regional de Sorocaba para que ele participe das atividades oferecidas, como o grupo de cartas.
A associada Zenaide Walter Inomata também foi homenageada. “Sinceramente, eu não esperava chegar a 60 anos como associada. Acho que quando ingressei no serviço público tinha gente oferecendo [título para se tornar associado da AFPESP]; fiquei e não me arrependi. Foi gratificante, maravilhoso, sempre com muito carinho”, contou Zenaide, que se aposentou como professora há 37 anos e “depois que as crianças cresceram” passou a frequentar mais as unidades de lazer da AFPESP. “A última vez que fui, na de Peruíbe, por coincidência, a unidade foi reinaugurada bem no dia do meu aniversário. Então, quando chegamos lá não se esqueceram de mim, me homenagearam. Fiquei bastante feliz, marcou”, revelou a associada.
“Hoje os senhores estão sendo merecidamente homenageados. Graças a essa dedicação. Talvez a palavra-chave seja fidelidade, que durante tantos anos os senhores demonstraram para com a vossa entidade. É por isso que ela alcançou essa grandeza. Nós da administração temos que mostrar a nossa gratidão aos senhores e às senhoras”, discursou Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo.
O presidente do Conselho Fiscal voltou no tempo para lembrar a história da associação. “Esses homenageados viram a construção da unidade de lazer do Guarujá, de Campos de Jordão, de Avaré, que faz parte aqui da região. Eles viram tudo isso”, declarou William Marinho de Faria.
Já a diretora Econômico-financeira, Lizabete Machado Ballesteros, frisou: “Aqui dentro nós somos todos iguais e lutamos pelo mesmo ideal. Isso nos une, nos reúne e nós confraternizamos para que a associação sobreviva tantas décadas”.
“É uma alegria estar em Sorocaba e prestar essa homenagem merecida aos nossos associados, sem os quais não seria possível edificarmos de forma sólida a nossa AFPESP”, reforçou o presidente da AFPESP, Artur Marques.
Dentre os homenageados esteve, Rafael Domingos Granato, associado da AFPESP há 62 anos e aposentado como desembargador. “Eu era escrivão de polícia em 1956 quando me tornei associado. Praticamente a minha família toda frequentou as colônias de férias. Era uma maravilha. A gente frequentou muito Campos do Jordão e Guarujá. Acho que foi uma ideia muito feliz essa seleção para reunir apenas o pessoal que já tem tantos anos (no quadro associativo). É uma associação que dá retorno”, afirmou Rafael.
Para a associada da AFPESP há 52 anos e escrituraria aposentada da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), Marcia Ferreira Portella Edo: “Foi uma surpresa. De repente veio o convite e pra mim foi uma novidade. Eu conheci a associação por meio da minha irmã, que já era funcionária pública. Nós duas trabalhamos na USP. No começo, eu era solteira e ia com a minha irmã e meus sobrinhos. Depois, casei e continuei frequentando. A gente conhece todas as unidades de lazer. Vamos muito para Serra Negra. Já fui para as unidades de praia, de campo e estamos programando a próxima. Quase todo ano vamos e aproveitamos bastante. É muito gostoso. A gente faz amizades, conhece muita gente”.
O conselheiro Edson Toshio Kubo apontou o padrão de qualidade da AFPESP como fator determinante para que os associados preservem o vínculo com a entidade por décadas. “Devido a qualidade dos nossos serviços, os associados se mantém fiéis. Procuramos nunca descer o nível do padrão da AFPESP”, explicou Kubo.
Veja a lista completa de homenageados:
60 anos de associativismo
Erich Dino Franz Giorgi
Marina Mitsuko Akao Murayama
Rafael Domingos Granato
Zenaide Walter Inomata
50 anos de associativismo
Anice Ayres Issa H. de Araujo
Carlos Ferreira Augusto
Celia Cafundo de Freitas Dias
Jose Antonio Sobrinho
Jose Maria da Silva
Luiz Alexandre Szikora
Marcia Ferreira Portella Edo
Maria Benedita Abdalla
Marlene Moraes Massarico
Neide Moraes Rodrigues
Pedro Pinto de Oliveira
Tereza de Jesus Nascimento Faria
Walter Luiz de Britto Souza
Também participaram do tributo aos associados: Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva); Alvaro Rodrigues Bueno Fernandes (coordenador de Assistência à Saúde); Ana Maria Pereira Amaral (coordenadora de Meio ambiente); Eduardo Pereira de Quadros Souza (coordenador de Esportes); Dalmar Cassapula (membro do Conselho Fiscal); Adevilson Custódio e Antônio Carlos Duarte Moreira (conselheiros vitalícios); Carmen Silvia Pedroni Benatti, Edson Toshio Kubo, Fernando José Zanetto Tamburo, Helena Niskier, Isabel Cristina de Oliveira Rosso, José Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Mário Miyahara, Meire Eveli Tamen, Orestes Gir Júnior, Reinaldo Musetti, Silvana Tognini e Silvia Lin Mei Tchun (conselheiros) e Camila Nogueira da Silva (Supervisora da Unidade Regional de Sorocaba).