Evento reuniu membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo
Por Catiane Santos
Nos dias 27 e 28 de agosto, associados de São José dos Campos, Taubaté e região que completaram 50, 60 e 70 anos no Quadro Associativo em 2022, 2023 e 2024 foram homenageados em eventos realizados nessas cidades.
Criada em 2001 pela conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená, a celebração tem como objetivo enaltecer a fidelidade e a dedicação dos associados durante tantas décadas.
“Estar em uma associação há 50, 60, 70 anos ou mais demonstra não só a fidelidade, mas o carinho que se tem pela entidade. E fico muito emocionado em sentir esse carinho por meio da presença dos senhores e das senhoras e perceber que a estima pela associação continua sendo fortalecida”, disse o presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques, no evento para os associados de São José dos Campos.
São José dos Campos
Os associados de São José dos Campos e região foram homenageados no dia 27 de agosto em uma cerimônia seguida de almoço realizada no Faro Hotel São José dos Campos.
Entre os participantes prevalecia o sentimento de alegria pela comemoração e o reforço de tudo o que os mantiveram fiéis à entidade ao longo das últimas décadas.
“A respeito da associação, eu só tenho elogios. Principalmente pela surpresa agradável que eu tive ao receber esse convite para a homenagem. Mas eu acho que está errado. Quem merece uma homenagem é a associação, que tanta coisa fez e faz para nós”, agradeceu de forma bem-humorada o associado homenageado Domingos Sabino de Matos.
“Minha palavra hoje é diretamente aos associados e associadas que há pelo menos meio século são fiéis à nossa entidade. Muito obrigado. Essa fidelidade é o que mantém a nossa entidade”, declarou Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo.
A enfermeira aposentada Helle Mercedes Prado Abu Aseff, de Jacareí, está há 51 anos no quadro associativo e falou sobre o prazer em utilizar as unidades de lazer: “Eu nem havia me dado conta que estava há tanto tempo na associação. Gosto muito das unidades de lazer, principalmente as de praia, como a do Guarujá, que é a minha preferida.”
O presidente do Conselho Fiscal, William Marinho de Faria, destacou o crescimento da Unidade Regional de São José dos Campos e o papel dos associados nessa expansão: “A unidade de São José dos Campos foi inaugurada em 2020 e desde então vem se expandindo, hoje atendendo mais de 3 mil associados.”
Confira a lista completa de homenageados
50 anos de associativismo
Ana Maria Godoy B. de Souza - Professora aposentada
Benedito Carlos da Luz - Agente policial de classe especial aposentado
Conrado Pfannemuller - Gerente aposentado da Caixa Econômica Federal
Helena de Lourdes V. Bomediano - Professora aposentada
Helle Mercedes Prado Abu Asseff - Enfermeira aposentada
José Soares Monteiro - Diretor de serviço aposentado do Tribunal de Justiça
Valdite Fernandes dos Santos - Diretora de creche aposentada
60 anos de associativismo
Domingos Sabino de Matos - Cirurgião dentista aposentado
Além dos associados, estavam presentes: Lizabete Machado Ballesteros, diretora econômico-financeira; Adherbal Silva Pompeo, 1º tesoureiro; Dalmar Cassapula, membro do Conselho Fiscal; José Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Manoel Diniz Junqueira, Meire Eveli Tamen, Mônica Regina Zelli Burato e Silvia Lin Mei Tchun (conselheiros); Pedro Cesário Costa Ribeiro, supervisor regional; Fernanda Antinopolis Serrasqueiro Floris Santos, funcionária da regional.
Taubaté
O espaço Vivá Gastronomia e Eventos foi o local escolhido para a homenagem aos associados de Taubaté e região com mais de 50 anos de AFPESP no dia 18 de agosto.
A conselheira da região de Taubaté, Magda Maria Lesa Sene Mariano, parabenizou a todos pelo longo relacionamento associativo: “Gostaria de parabenizar os nossos associados da região pela fidelidade à AFPESP por tantos anos.”
A mais longeva entre os associados convidados para o evento era Norma Scaccheti Campos, de 99 anos de idade e 70 como associada. Para representá-la na comemoração estava sua filha, Norma Emília: “Minha mãe tem 99 anos e em fevereiro do ano que vem completa 100 anos. Como associada, sempre levou os filhos, nós somos 3 irmãos, às unidades de lazer – me lembro de Amparo, Poços de Caldas e Campos do Jordão – onde fizemos grandes amizades. Nós só temos boas lembranças para contar, de momentos muito agradáveis que passamos em família e conhecendo pessoas que se tornaram grandes amigos nossos.”
Desde a década de 1980 fora da capital paulista e aposentada pela Secretaria da Cultura, Enilda Gonçalves da Silva mantém o seu vínculo com a associação aproveitando os serviços oferecidos pela unidade regional: “Me tornei associada logo que eu entrei na [Secretaria da] Cultura. Na época trabalhava em São Paulo, então tinha acesso a muita coisa. Eu ia na Sede Social para participar de palestras, de cursos e passeios. Em 1985 eu vim para o interior. Aí ficou tudo distante, mas mantive o vínculo. Hoje eu frequento mais as unidades próximas. Inclusive tenho um passeio marcado agora em outubro.”
“Eu quero dizer o seguinte, a nossa AFPESP é uma entidade, do ponto de vista econômico-financeiro, muito estável. Isso é um trabalho de diretorias passadas e da diretoria presente, com a contribuição de todos nós, como associados, e principalmente dos senhores e das senhoras, porque não há dinheiro que pague a fidelidade”, enfatizou Dalmar Cassapula, representando o presidente do Conselho Fiscal, William Marinho.
Geraldo Vilela de Barros, de 90 anos, fez questão de participar do evento e elogiou a entidade pelo trabalho realizado em todas as unidades de lazer: “A AFPESP tem muita conexão comigo ou eu conexão com ela, porque eu sou muito organizado. E a nossa associação é muito bem organizada. Todas as unidades são 5 estrelas. Tanto faz se você vai em Lindoia ou São Lourenço, são todas de qualidade iguais. Essa é a razão pela qual eu sou sócio há 62 anos e não pretendo sair enquanto for vivo. Eu admiro muito a associação.”
Confira a lista completa de homenageados
50 anos de associativismo
Cleide Schimdt R. Mainardes Pinto – Pesquisador científico aposentado do Instituto de Pesca da Secretaria da Agricultura
Enilda Gonçalves da Silva – Chefe de seção técnica aposentada da Secretaria da Cultura
Jane Maria Zaina – Professora aposentada
João Bosco Ribeiro – Executivo público aposentado do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)
Maria Thereza Rodrigues César – Técnica da administração tributária aposentada da Secretaria da Fazenda
Marly Benini – Chefe da seção de saúde aposentada da Penitenciária Feminina de Tremembé
Paulo Sérgio Carvalho Bordeira – Delegado de polícia aposentado
Queico Tanaka – Professora aposentada
60 anos de associativismo
Geraldo Vilela de Barros – Assistente agropecuário aposentado
Ioli Bueno Costa – Técnica de laboratório aposentada
70 anos de associativismo
Norma Scachetti Campos – Julgadora aposentada da Secretaria da Fazenda
Participaram das homenagens: Lizabete Machado Ballesteros, diretora econômico-financeira; Adherbal Silva Pompeo, 1º tesoureiro; Flávio de Oliveira César, diretor do Fórum de Taubaté; Helena Niskier, José Luiz Rocha, Leda Regina Machado de Lima, Magda Maria Lesa Sene Mariano, Manoel Diniz Junqueira, Meire Eveli Tamen, Mônica Regina Zelli Burato e Silvia Lin Mei Tchun (conselheiros); Pedro Cesário Costa Ribeiro, supervisor regional; Fabiana Aparecida Patero Constantino, funcionária da regional.