Aniversário foi comemorado com almoço especial seguido da 92ª reunião ordinária
Por Otávio Augusto Rodrigues
Na última quinta-feira (19), os membros da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP se reuniram em uma celebração antecipada para marcar os 20 anos da entidade, cujo aniversário oficial é em 30 de outubro. O evento, direcionado aos acadêmicos e convidados, ocorreu na Sede Social da AFPESP, em São Paulo.
A comemoração teve início com um almoço especial servido no Salão Nobre, onde os participantes puderam acompanhar a apresentação musical do tenor Allan Vilches, acompanhado da pianista Cristiana Schwarz e do percussionista Marcos Frasão. Os artistas interpretaram grandes clássicos da música nacional e internacional.
Em seguida, os acadêmicos dirigiram-se ao auditório, onde foi realizada a 92ª reunião ordinária da ALCA. A mesa foi composta por Aclibes Burgarelli (presidente da academia); Ary Domingos do Amaral (1º vice-presidente); Elvira Stippe Bastos (2ª vice-presidente); Artur Marques (presidente da AFPESP e presidente de honra da ALCA); Janethe Akiko Nakamura Monteiro (1ª secretária da ALCA) e Antônio Carlos Duarte Moreira (ex-presidente da AFPESP e membro fundador da ALCA).
A solenidade foi oficialmente aberta pelo presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, que proferiu um discurso baseado em ideias do filósofo holandês Baruch de Spinoza. Ele enfatizou a importância do pensamento positivo, libertador e harmônico, especialmente no contexto de guerras que o mundo enfrenta. Em gesto de solidariedade, um minuto de silêncio foi feito como apelo à paz.
Burgarelli também destacou as atividades realizadas pelos acadêmicos nos últimos meses (confira abaixo) e ressaltou a relevância da comemoração dos 20 anos da ALCA. “Estamos a caminho da maioridade, então já se anuncia uma responsabilidade maior. Estamos trabalhando para assumi-las de maneira mais efetiva”, afirmou.
“A ALCA cresceu bastante. Há um interesse mais sincero por parte dos acadêmicos. Vislumbramos um futuro promissor e um caminho mais objetivo a ser percorrido, com cada um dos membros entendendo seu propósito na academia”, completou o presidente da ALCA.
Em seguida, o acadêmico e ex-presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, dirigiu-se ao auditório para ler um texto de sua autoria sobre momentos simbólicos da fundação da ALCA. Suas palavras destacaram os esforços daqueles que contribuíram para o nascimento e crescimento da academia nessas duas décadas de existência.
“Assim se concretizou a ideia dos visionários. Essa nova instituição revelaria: artistas, cientistas e escritores, todos ainda a serem descobertos. Privilégio que coube a nossa entidade fazê-lo”, destacou Duarte Moreira em seu artigo intitulado “Como começou a ALCA”.
Para oficializar a celebração, os acadêmicos receberam um broche comemorativo alusivo ao 20º aniversário da ALCA. A clássica canção “Parabéns para Você” foi entoada enquanto uma vela era acesa sobre um bolo.
“A ALCA e seus membros realizam um trabalho excepcional em dedicação à cultura, literatura e ciências, visando aprimorar os conhecimentos. Estou honrado em fazer parte da celebração de duas décadas dessa academia, que é uma entidade muito importante para a associação”, expressou Artur Marques, presidente da AFPESP e acadêmico.
Os trabalhos da 92ª reunião ordinária da ALCA foram encerrados após as apresentações orais dos integrantes da academia de Letras, Luiz Carlos Ladeia e Maria José Miranda Campos, que prestaram homenagens aos patronos de suas cadeiras, Menotti Del Picchia e Euclides da Cunha, respectivamente.
Vale ressaltar que o evento ainda contou com as presenças de Jarim Lopes Roseira, presidente da International Police Association (IPA) e membro honorário da Academia de Ciências, Letras e Artes da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, e do médico ginecologista Geraldo Aguiar Sarmento.
Agenda de atividades dos acadêmicos
No decorrer dos meses de setembro e outubro, acadêmicos conduziram projetos e participaram de eventos relacionados às suas respectivas áreas de atuação. Tais atividades foram compartilhadas durante a reunião ordinária. Confira:
– No dia 11 de agosto, a acadêmica Eliana Jesus de Lima Santos participou da 68ª Salão de Belas Artes de Piracicaba com conjunto das obras: “Modelo Vera 1" e “Modelo Vera 2". A artista recebeu o prêmio aquisitivo da Câmera de Vereadores de Piracicaba e menção honrosa pelas suas pinturas;
– A artista plástica e acadêmica Antonietta Tordino, ex-aluna da Faculdade Santa Marcelina, realizou, em 19 de agosto, a entrega de duas obras de arte para a Casa das Irmãs Marcelinas em Itaquera, São Paulo;
– No dia 26 de agosto a acadêmica Terezinha Ribeiro de Barros lançou o livro: “Só o talento transforma ideias em algo inesquecível”;
– Entre agosto e setembro, a acadêmica Yara Regina Franco participou de duas exposições coletivas na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo, com as obras “Infinito Olhar” e “Movimento de Primavera”. As pinturas foram premiadas com menção honrosa e medalha de bronze, respectivamente;
– Nos dias 18 a 19 de novembro a acadêmica Sueli Maria Cânfora participará da Feira Literária e Artística de Americana com a divulgação das suas obras literárias: “Minha Caminha de Algodão” (infantojuvenil), “Voe na Imaginação” (infantojuvenil), “Cheirinho de Chá” (contos e crônicas) e “Florada da Cerejeira” (poesias).